CrossFilter - Nascido na Campus Party

  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 607.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 607.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 13.

Quando as pessoas me perguntam o que eu achei da minha primeira Campus Party, respondo que foram dezenas de pequenas experiências sensacionais! E é verdade, foi bem isso, mas queria contar um pouco mais sobre uma delas, e como já estava devendo um post a muito tempo, aí vai.

Bom, acabou de fazer uma semana que eu e o Cláudio lançamos o CrossFilter, um sistema de filtro de busca no Twiter. Explico. Supondo que você esteja na CP e quer saber o que está acontecendo, é só entrar no Crossfilter e fazer a busca, então você verá as quatro palavras que mais se repetem na sua busca, ou seja, o que está sendo mais dito nesse exato momento. Isso mesmo, você ganha o seu Personal Trending Topics :). Então você pode clicar em uma dessas palavras e filtrar a sua busca, assim você vai navegando até chegar à resposta para todas as suas perguntas.

A essa altura, você já deve estar pensado "Nossa, que boa ideia! Isso é tudo que faltava na internet!", mas se você já foi lá dar uma conferida, viu que ainda tem uns bugs. E mais, você deve ter visto que o protótipo inteiro foi feito em Javascript e que o código precisa de sérias refatorações, mas isso não é tão importante:

o código que você escreve não te define! Pode dizer algo sobre o contexto no qual você o escreveu, mas isso não é suficiente para dizer o que você é ou deixa de ser. Portanto, pare de engavetar projeto e publique tudo na internet. Henrique Bastos

O que mais gostei disso tudo não foi o produto maneirasso (!!) que entregamos durante as horas de sono que não tivemos, mas o processo.

O que aconteceu foi que eu estava dando F5 no twitter e no gmail em um pequeno momento de tédio quando, de repente, começa um bate-papo descompromissado entre dois nerds que não se conheciam. Fomos de desconhecidos a equipe de desenvolvimento de software em 2.5 minutos, fizemos um brainstorm de mais 1.5min e dissemos:

- E aí, vamos implementar?
- Agora?
- É, agora!

Duas madrugadas depois estava o CrossFilter com testes automatizados, layout pronto, domínio comprado e, o mais importante, no ar!

Ainda ficaram muitos ajustes a fazer, afinal, só nos conhecemos nos últimos dias, os dois fomos palestrantes e ainda estávamos trabalhando durante a CP. Mas desculpas a parte, foi pragmático, iterativo e incremental! Fomos reajustando tudo desde o início, inclusive a ideia principal, e é assim que funciona...

Em suma, eu e o Cláudio pudemos compartilhar ideias, visões de negócio, opiniões sobre música, dezenas de vivências técnicas, pipocas da Vivo e algumas pizzas... Foi uma experiência extraordinária.

Agora é torcer para conseguirmos uma citação do Techcrunch e financimento igual ao do Marco Gomes porque precisamos pagar outra pizza pra terminar o produto! :)

Envie um trackback do seu site: http://mudadeideia.com.br/trackback/17

Comentários

Muito bom

Ah, que orgulho ter trabalhado com esse menino.... :D Faca na caveira.

Quero contribuir!

Boa Israel, muito legal a ferramenta, e mais maneiro ainda como ela surgiu.

Agora quero ver se contribuo com algo.

Abraços!

Obrigado por compartilhar

Cara, muito bom o projeto e o post. Valeu por compartilhar!

Stopwords

Façam uma lista de palavras que se repetem MUITO (stopwords) e excluam da lista de "mais falados", assim não aparecera palavras como "não, esta, isso,também..etc"!

ABRS

RE: Stopwords

Pensamos nisso Fábio, já está implementado mas nossa lista de palavras ainda está muito crua. Valeu pelo feedback, vamos incluir essas que você lembrou!

Parabéns

Mandaram muito bem na iniciativa e na execução. O mais importante é ter um protótipo no ar e não um código perfeito, pena que nem todos os desenvolvedores pensem assim..,

Abraços

Muito bom! Simples e

Muito bom! Simples e objetivo! É isso o que há de mais importante nos eventos! =)

BOA!

Mandou muito bem cara!!

Isso que é caveirísse que falta na galera :)

Abraço

NICE!!!!!! Seu relato é

NICE!!!!!!
Seu relato é sensacional! Isso é total small act!
E essa frase do Henrique tem regido meu inicio de 2011.
Cara isso só o inicio...esse ano promete!

Parabéns Israel! Muito

Parabéns Israel!
Muito interessante, esperando por mais ideias sua para serem publicadas.
Abs

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <del> <sub> <sup>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação