De onde vem o dinheiro?

  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 607.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 607.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter_node_status::operator_form() should be compatible with views_handler_filter::operator_form(&$form, &$form_state) in /home/israelst/mudadeideia.com.br/sites/all/modules/views/modules/node/views_handler_filter_node_status.inc on line 13.

Logo que comecei a pensar em iniciar uma startup, tive que considerar como seria a captação de recursos para financiar as ideias, se iria recorrer a investidores ou optaria pelo Bootstrapping. Gostaria de dar uma rápida explicação sobre essas duas abordagens.

Existem várias formas de obtenção de recursos de terceiros para alavancar um négocio iniciante, Venture capitalism (ou VC para os íntimos), Angel investor e Seed money são alguns. O funcionamento básico envolve um investidor que acredita que alguém disposto a empreender possui uma ideia que pode dar muito retorno, sendo um bom alvo para seu dinheiro. Se você conhece um pouco das histórias do Vale, sabe que isso é bem comum por lá e que prática desenfreada desse tipo de relacionamento num mercado imaturo (até então) foi um dos motivos da bolha da internet.

Caminhando diferente, o Financial bootstrapping é um termo que resume várias práticas que visam andar com as próprias pernas, que remetem à ideia de empreender algo com recursos próprios. Isso quer dizer que o dono da cabeça criativa e da força de trabalho é o dono do bolso também.

A opção por um dos dois caminhos é bem relativa ao tipo de necessidade de cada negócio; Google, YouTube e Twitter por exemplo, não teriam como sustentar a infraestrutura necessária para continuar suas atividades iniciais se não fossem os investimentos externos.

Por outro lado, não ter recursos externos envolvidos, contribui para uma postura bem mais ágil e faz encarar as dificuldades de forma diferente. Ter o próprio cofrinho envolvido te obriga, a exemplo da filosofia da 37signals, a cair na real e evitar a tentação de querer comprar um canhão pra vender um serviço de matar moscas.

Bom, ainda não decidi qual dinheiro eu vou usar, se o meu ou o dos outros, mas o aprendizado inerente ao bootstrap me atrai bastante.

Se você precisa de milhares de reais, talvez seja interessante dar uma olhada aqui. Ou aqui né, quem sabe?

Envie um trackback do seu site: http://mudadeideia.com.br/trackback/6

Comentários

cara é mais fácil tentar no

cara é mais fácil tentar no Banco do Brasil do que na Caixa ...muito menos burocracia.

hahaha, eu fico com a

hahaha, eu fico com a loteria!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <del> <sub> <sup>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação